quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CULTURA E HISTÓRIA ATRAVÉS DOS TEMPOS!




A Escola Estadual Cônego João Pio localizada em São Domingos do Prata -Minas Gerais, teve sua pedra fundamental lançada para a sua construção em 13 de agosto de 1918, sendo o Governador do Estado, da época: Dr. Fernando de Mello Viana e Prefeito Municipal: Sr. Capitão Egídio Lima.

Recebeu o primeiro nome de Grupo Escolar São Domingos do Prata, sendo seu primeiro Diretor, o Sr. José Neves Cólen.

A sua instalação se deu no dia 2 de julho de 1921, já em prédio próprio. Na festa de sua inauguração estiveram presentes várias autoridades locais, inclusive representantes do Governador do Estado. Era Inspetor Escolar: Dr. Edelberto de Léllis Ferreira e representava o Governador do Estado.

Por ocasião das primeiras nomeações, a 1ª servente foi a senhora Maria Jacyntha de Castro e o Diretor era José Martins Domingues.

O antigo nome da rua, onde está localizada a escola, era Quintino de Bocaiúva.

Em 1932 o grupo recebeu o nome de Grupo Escolar Cônego João Pio, em homenagem ao grande político e vigário Cônego João Pio, que na época muito trabalhou para o município, junto aos políticos locais.

O Ato de Criação foi pelo Decreto 5.065 de 13/08/1918.

Em 1938, passou a funcionar no grupo, a Escola Normal Oficial de São Domingos do Prata, cuja primeira turma se formou em 1939. Diplomaram 18 alunos e era Governador do Estado o Sr. Benedito Valadares.

Em 1958 começou a funcionar nesta escola a Escola Técnica de Comércio Prateano, com o Curso Técnico de Contabilidade. O término do curso se deu em 1971.

De 1960 a 1963 a escola  foi restaurada e ampliada, pela CARPE, no Governo do Dr. José de Magalhães Pinto. Em 15/02/1964, as aulas voltaram a funcionar em prédio reconstruído.

De acordo com os arquivos da escola, a partir de janeiro de 1979 a denominação da escola passa a ser Escola Estadual Cônego João Pio.

Foram responsáveis pela Direção desta instituição as seguintes pessoas: 
        
·         José Neves Cólen
·         José Martins Domingues
·         Albertina de Castro Drumond   
·         Maria Amélia de Lima
·         Maria Manuela Rolla
·         Celina Santiago Mendes
·         Alice Mendes de Morais
·         Maria Celina de Castro Pinto
·         Rozeny Marques Domingues
·         Maria Aparecida Magalhães Drumond
·         Maria Auxiliadora
·         Odália Franca Moraes
·         Judith da Consolação de Azevedo Barcelos
·         Tânia Aparecida Martins (atual Diretora)

 No decorrer de seus 95 anos, esta escola vem priorizando a formação pelo diálogo o que lhe garante um ambiente favorável a construção de aprendizagens cada vez mais significativas.

Assim é a Escola Estadual Cônego João Pio, no coração de Minas Gerais, preparando alunos para os desafios e o enfrentamento das adversidades emergentes ao longo da construção de sua história.

Fonte: Regimento Escolar 





 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha família faz parte desta história a várias gerações, pois minha avó estudou nas primeiras turmas.Que orgulho!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto Renata!
      E excelente a iniciativa do blog! Vamos utiliza-lo para acompanhar as noticias e oportunamente alimentar a nostalgia das boas recordações aí vividas por nossa família!

      Excluir
  3. É uma escola de muito valor, não só em se tratando de aprendizagem acadêmica, mas principalmente do aspecto afetivo.É uma família!

    ResponderExcluir
  4. A Sra. Maria Jacyntha de Castro, primeira servente da escola e conhecida carinhosamente como "Sá Cota Porteira" era minha bisavó!

    ResponderExcluir