segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sábado letivo – 12/04/14


Buscando cada vez mais o aprimoramento e fortalecendo parceria com as famílias, a escola proporcionou um sábado letivo com vários momentos e todos com muito sucesso.

CONFIRA:

Acolhida dos alunos no portão, o que já é uma prática desde o início deste ano conforme evidencia as fotos.



A Diretora Tânia, reuniu com os pais no pátio para explicar a agenda do dia.



Os momentos em sala de aula foram enriquecidos com pais que ajudaram na produção dos trabalhos e puderam  acompanhar a evolução dos filhos.




Momento de reflexão com Eduardo Calisto Clemente tendo em vista a proximidade da Páscoa.


I













Apresentação artístico cultural.



Confraternização: Mesa da Partilha.


A palavra partilha tem inúmeros significados. Pode querer dizer pôr em comum, comunicar, repartir, mas é sempre reveladora de um toque de ternura, de atenção ao outro, de sensibilidade às alegrias ou  esperanças, que fazem parte do nosso viver comum.

Em parceria com os pais realizou-se o momento da partilha, que refletiu um pouco de cada significado, pois temos muito que agradecer e partilhar alegrias e vitórias.  







Momento PROETI




Encerramento: 




Eloi Zanetti
Em uma reunião de pais, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais trabalhasse fora, deveriam achar um tempo para seus filhos.

Foi então que um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.

Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.

Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.

É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.

É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do irmão e o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.


E você? Tem dado um nó no lençol de seu filho?


“A família e a escola devem estar na mesma sintonia em relação a Educação da criança. Quando a escola compartilha suas estratégias, seus valores e os mecanismos de intervenção e reparação, torna-se um exemplo para família.”


Suzana Mesquita Moreira – Revista Nova Escola n° 263

5 comentários:

  1. Parabéns a Tânia e equipe pedagógica que organizaram o nossos sábado letivo, transformando-o no sucesso que pudemos vivenciar. Parabéns também aos alunos e familiares que se fizeram presentes.

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE REUNIÃO DE PAIS. CONTAMOS COM UM GRANDE NÚMERO DE PAIS E UM MOMENTO DE PARTILHA MUITO FARTO, SEM FALAR NAS SÁBIAS PALAVRAS DO EDUARDO NO MOMENTO DE REFLEXÃO.
    A E.E. CÔNEGO JOÃO PIO ESTÁ BATENDO UM BOLÃO.
    PARABÉNS A TODA ESSA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo Calisto Clemente16 de abril de 2014 às 05:24

    A Escola Cônego João Pio esta de parabéns, isso que é preciso fazer ,família e escola andando juntos.
    Criança bem educada, sinal de um país melhor de se viver.
    Parabéns a todos que trabalharam na realização desde encontro de união de pais e filhos,escola e família.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma iniciativa digna de louvor, já que escola e família caminhando juntas é um sonho de todo profissional da educação.PARABÉNS À ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO JOÃO PIO!

    ResponderExcluir
  5. Escola e Família, esta parceria sempre dá certo. Parabéns à família Cônego João Pio pelo maravilhoso sábado letivo que tivemos!

    ResponderExcluir